quinta-feira, 14 de novembro de 2013

TRABALHO DE MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Primeira Parte:

Apresentação Plano de aula:
Achamos boa a ideia de apresentar o nosso plano de aula com um video. Tomara gostem!





Segunda Parte:

Relatório do apreendido em aula:

Pudemos comprovar no percurso do curso, que MORFOSSINTAXE é uma disciplina para a vida acadêmica, mais também para a vida real pois nos ajuda a alcançar um estagio superior na compreensão do mundo em que vivemos, pela leitura e pela escrita, pela expressão oral e pela necessidade de ouvir. O estudo da gramática é um instrumento válido para toda vida profissional. Para nos, futuros professores, nos ajuda na missão de preparar a juventude para o exercício pleno de sua cidadania, e isso achamos que é a maior lição que podemos transmitir. Seguem a continuação os conteúdos que estudamos em sala de aula.

O sujeito de uma frase ou oração é dividido em: 

Sujeito simples: quando possui apenas um núcleo. 

Sujeito composto: quando possui dois ou mais núcleos. 

Sujeito oculto: quando não está expresso na oração, mas pode ser determinado pela desinência verbal. Sujeito indeterminado: quando não se pode identificá-lo. O verbo aparece na terceira pessoa do plural ou singular (neste caso, com o pronome se). 
Sujeito inexistente: Corresponde à ausência significativa. Não se pode substituir nem acrescentar pronome do caso reto.

Os complementos verbais são objeto direto e objeto indireto.

O verbo é transitivo quando têm seu sentido incompleto. 

O verbo intransitivo é quando seu sentido é completo. 

Portanto objeto direto é um termo que completa o verbo transitivo direto obtendo uma carga semântica incompleta. 

Objeto indireto é um complemento do verbo transitivo indireto regido de preposição. 
Predicados e verbo de ligação: Os verbos de ligação é aquele que não expressa ideia de ação, servindo apenas como elemento de ligação entre o sujeito e um termo que o modifica, chamado de predicativo do sujeito

Adjunto adnominal não tem existência autônoma e prende-se a um núcleo substantivo.

Adjunto adverbial: É um sintagma independente, um termo acessório que exprime circunstância a um verbo, adjetivo ou advérbio. 

Os apostos tem natureza substantiva, ou seja, explica, desenvolve ou resume. Podendo ser classificado em aposto enumerativo; aposto recapitulativo; aposto especificativo. Ex: São Paulo, a maior cidade da América Latina, tem graves problemas. 

Vocativo é um termo de natureza exclamativa que tem como função invocar ou chamar alguém ou alguma coisa personificada. É normalmente separado por vírgula. 

Complemento nominal é um sintagma que especifica ou completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio, vindo sempre introduzido por preposição. 

Agente da passiva é o termo que indica quem praticou a ação expressa pelo verbo ao contrário da voz ativa o agente da passiva passa a ser chamado de sujeito. Passiva analítica aparece com o verbo na voz passiva e é representado por um sintagma preposicionado por ou de. Passiva sintética ocorre com o verbo mais o pronome se, verbos intransitivos não passam para a voz passiva. Usa-se vírgula para marcar uma intercalação; para marcar inversões; para separar termos coordenados; para marcar omissão do verbo e para isolar o vocativo. Não se usa vírgula entre sujeito e predicado; entre verbo e seus complementos; entre o nome e complemento nominal/adjunto adnominal. Nas orações contém verbo enquanto na frase não necessariamente. 

Período simples é formado por uma só oração e período composto é formado por mais de uma oração, há três tipos de período composto: por coordenação, por subordinação e por coordenação e subordinação ao mesmo tempo. Período composto por coordenação são orações que possuem um sentido próprio não mantendo entre si dependência sintática, elas são independentes.
Orações coordenadas assindéticas quando não vêm introduzidas por conjunções e sindéticas quando tem conjunção coordenativa podendo ser aditivas, adversativas, conclusivas, alternativas, explicativas.
Período composto por subordinação a segunda oração exerce certa função sintática em relação à primeira, sendo, portanto, subordinada a ela. As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem funções sintáticas próprias de substantivos. Elas podem ser subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas. Geralmente são introduzidas pelas conjunções que e se; há casos que podem ser por pronomes ou advérbios interrogativos quem e quantos


TERCEIRA  PARTE:

Apresentação da parte teórica e exercicios de aplicação para os alunos.

A continuação a nossa proposta para apresentar o tema escolhido: SUJEITO E PREDICADO de acordo ao nosso plano de aula:

                                          
COLÉGIO:                               PORTUGUÊS
PROFESSORA:                               DATA:                               ATIVIDADE:                   
ALUNO:

SUJEITO E PREDICADO 

1.Observe:
        Na oração “O rapaz namora a moça”, o rapaz é o sujeito.  

Sujeito é (são) a (as) palavras (s) que obriga(m) o verbo a concordar com ele.
 Assim: 
            Sujeito singular-------->verbo singular 
              Sujeito plural----------->verbo plural 

Observação: Acha-se o sujeito de uma oração, fazendo a pergunta que ou quem antes do verbo. 
 O sujeito pode ser: 

1. Simples: Quando possui apenas um núcleo. 
Exemplo: O rapaz namora a moça. 
               Os rapazes namoram as moças. 

2. Composto: Quando possui dois o mais núcleos. 
Exemplo: O rapaz e a moça se amam. 

3. Oculto: Quando não esta expresso na oração, mas pode ser determinado pela desinência verbal. Exemplo: Estamos (nós) preocupados com a inflação. 
Os sujeitos simples, composto e oculto são sempre determinados. 

4. Indeterminado: Quando não se pode identifica-lo. Aparece sempre na 3° pessoa: 
a) Do singular + pronome se com verbo intransitivo ou transitivo indireto. 
Exemplo: vive-se bem aqui. 
b) Do plural, sem referência a palavras anteriores. 
Exemplo: bateram à porta. 

 5. Oração sem sujeito ou sujeito inexistente: o verbo aparece, em geral, na 3° pessoa do singular. Temos oração sem sujeito com: 
 a. verbos que indicam fenômenos da natureza. 
Exemplos: nevar, relampejar, trovejar, amanhecer, anoitecer, entardecer... 
Choveu ontem. 
• Na praia, venta muito. 










 b. Verbos haver e fazer no sentido de tempo decorrido. 
Exemplos: • Há muitos anos.... 
                 • Fazia dois minutos... 


c. Verbos fazer e estar no sentido de temperatura. 
Exemplos: • Faz calor aqui dentro 
                • Está frio demais hoje. 




d. Verbo haver no sentido de existir. 
Exemplo: • Há pessoas na sala. 








e. Verbo ser no sentido de tempo. 
Neste caso, o verbo concorda com o numeral. Assim: 
São trinta e um de agosto.




São 15 horas. 





 B. observe: 
 O rapaz inteligente namora aquela moça. 
 Nesta oração, namora aquela moça é o predicado. 

Predicado é o que sobra quando suprimos o sujeito 

 Observação: O predicado constitui toda a oração quando o sujeito é oculto, indeterminado ou quando se trata de oração sem sujeito. 




               Exercícios













1._Varie o predicado de acordo com o sujeito, colocando S para sujeito simples e C para sujeito composto. 
a) ( ) Os jovens praticam esportes 
b) ( ) Eu e você _______________________________ 
c) ( ) Muitos Adultos e crianças ___________________ 
d) ( ) Tu _____________________________________ 
e) ( ) Márcia, eu e Paulo ________________________ 
f) ( ) Todos ___________________________________ 
g) ( ) Ninguém _________________________________ 


2._ Sublinhe o sujeito de cada oração, citculando seus núcleos. 
a) Os olhos verdes do gato brilham na escuridão. 
b) A primeira sala de aula será ocupada para reunião. 
c) Meu grande amigo foi aprovado no vestibular. 
d) Aquele saboroso cacho de uva estava em exposição.
e) Com a batida, todas as garrafas de refrigerante se quebraram. 
f) As velhas carteiras da sala foram consertadas. 

Observação: Muitas vezes, o núcleo do sujeito vem acompanhando de palavras que se referem a ele, enriquecendo-lhe o significado. São os adjuntos adnominais. Os adjuntos adnominais são representados por artigo, adjetivo, locução adjetiva, numeral e pronome adjetivo.      


3._ Escreva o núcleo do sujeito das orações nos parênteses e coloque S para simples, C para composto e O para oculto. 
( ) Que fazes aqui? 
( ) Aquele senhor de idade não conseguiu entrar no ônibus.
( ) Voltem para casa mais cedo,crianças.
( ) Caíram no chão os pratos e os copos.
( ) Sente-se aqui a meu lado.  
( ) Ontem, joguei bola o dia todo.
( ) Normalmente, animais soltos causam acidentes. 

4._ Reescreva as orações na ordem direta, separando sujeito e predicado. 
        a) Poluem o ar as chaminés das fábricas. 
       b)Todos os dias, brigavam cães e gatos na rua. 
       c)Durante as férias, viajou toda a família. 
       d)Nesta rua fica a agência de correios. 
       e)Na hora da confusão, correram todos.
       f)No fio de eletricidade, pousou um bando de periquitos.     


5._Observe: 

Sujeito:                          Predicado: 
---------                        Houve uma festa na escola. 
---------                        Trovejou muito durante a tempestade. 
---------                        Fez frio ontem. 
---------                        Basta de conversa 

Agora responda: 

a) As orações acima : 
( ) têm sujeito oculto e predicado 
( )não têm sujeito, apenas predicado. 

 b) O verbo da oração sem sujeito (sujeito inexistente) aparece normalmente: 
( ) na terceira pessoa do singular. 
( ) na terceira pessoa do plural. 

 c) Escreva uma oração sem sujeito sobre cada gravura.
                                                                         Gravura 1


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

                                                                   Gravura 2



___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8._ Assinale SI para sujeito indeterminado e OSS para oração sem sujeito. 
( ) Fiz uma limpeza geral na casa. 
( ) Instalaram uma nova rede emissora de rádio em nossa cidade. 
( ) Haviam muitas flores no jardim. 
( ) Na escola, só se fala de você. 
( ) Bateram palmas lá fora. 
( ) Com o frio, nevou em algumas cidades do Sul. 
( ) Dizem muita coisa por aí. 
( ) Nossa, como faz calor! 
( ) Meus pais chegaram e já saíram. 
( ) Eram muito espertas as crianças. 

9._ Leia o texto. 

                                                                       Os Jornais 
                                                                                          Pedro Bloch 

A professora propôs em classe o tema: ´´O que você gostaria de ler nos jornais?`` Cristina nem pensou para escrever: -Queria ler que tinham acabado com todas as guerras; não só com essas guerras de jogar bomba e matar gente, mas com as pequenas guerrinhas de todos os dias, os diz-que-diz, o falar mal das pessoas, o amargo que as pessoas jogam umas nas outras, das pessoas que não sabem amar, entende? 

Agora escreva os sujeitos dos verbos ou locuções verbais do texto relacionados abaixo e classifique-os.

Propôs-
_________________________________________________________________ 
Gostaria de ler-_____________________________________________________________ 
Pensou-_________________________________________________________________ 
Queria ler-_________________________________________________________________ 
Tinham acabado-____________________________________________________________ 

Jogam-_________________________________________________________________  


10._Transforme em sujeito indeterminado, usando o verbo na 3ª pessoa do plural e na 3ª pessoa do singular mais pronome se. 
SUJEITO                                       PREDICADO 
Carlos                                             falou bem da escola 
(indeterminado)                               Falaram bem da escola. 
(indeterminado)                               Falou-se bem da escola. 

a) A fabrica precisava de empregados. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
b) Meu pai comeu muito bem naquele restaurante. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
c) A menina vivia feliz naquela casa. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ d)Jorge conversava com todos durante a festa. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 





FIM

2 comentários:

  1. Este trabalho pertence ao grupo de alunas: Mariana, Jocelia e Vera.

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  2. Ótimo o trabalho!
    Como vocês produziram este vídeo? Que recursos utilizaram?

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